segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Religião da União Europeia

Dos 27 estados da União Européia, bem como dos dois estados em negociações de adesão (Turquia e Croácia), existe algumas diferenças entre seus cidadãos em motivos religiosos. Enquanto em alguns países como Itália, França ou Irlanda predomina a religião católica; em outros como Suécia ou Dinamarca a protestante, em outros como Grécia a ortodoxa e em outros como Turquia a muçulmana.
Ademais, existe uma percentagem de agnósticos e ateus nos estados da UE que também varia segundo o estado no que te encontres. Segundo um euro barômetro publicado em 2005, enquanto tão só um 5% dos turcos e malteses não crêem em deus, na França ou República Checa entre o 30-35% se declaram ateus. Em Espanha, o 20% da população declara-se não crente ou atea.
Por outro lado, a importância da religião na maioria de estados europeus é baixa. Por isso, independentemente da crença pessoal em um deus ou não, a maioria de europeus não é praticante da religião que se atribuem ou simplesmente são irreligiosos, isto é, não seguem nenhuma religião.

Um comentário: